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CASE TOYOTA 50 ANOS DE BRASIL

Há um aspecto emocional muito forte entre a Toyota e o Brasil: foi aqui que a empresa instalou sua primeira fábrica fora do Japão. Foi essa relação que motivou a Toyota a transformar seus 50 anos de Brasil em um grande marco de sua história.

A começar pelo tema das comemorações, que foi criado pelo Presidente da empresa: “Ampliando Horizontes”.

Havia um grande desafio a ser superado: o Presidente mundial da Toyota confirmou sua participação em um evento no Brasil. A vinda do Primeiro Executivo da Companhia alterou as datas previstas inicialmente.

Diagnóstico

Estudos sinalizaram que a população não sabia que os automóveis Toyota eram fabricados no Brasil. E que desconheciam o fato de a empresa ter fábricas instaladas no País.

Por isso, além de comunicar que a empresa estava completando 50 anos, era oportuno mostrar o quanto ela já havia investido e ainda estava por investir no Brasil.

Planejamento

O tema “Ampliando Horizontes” nos dava a ideia de futuro, do que ainda está por vir. Para materializar o tema, uma criança foi escolhida como ícone da campanha e ilustrou a ideia de gerações futuras.

A campanha criada trazia uma mensagem que dizia que “a Toyota está determinada a crescer, com a mesma paixão e entusiasmo de quem um dia sonhou e montou no Brasil sua primeira fábrica fora do Japão”.

As peças eram finalizadas com a assinatura: “Para a Toyota, ampliar horizontes é imaginar e acreditar no futuro.”

No comercial, um gesto foi criado para materializar a mensagem “Ampliando Horizontes”. Também foi reforçada a informação de que a Toyota estava presente no Brasil com fábricas.

A vinda do Presidente Mundial da Toyota fez com que a campanha tivesse um prazo de execução menor do que havia sido estabelecido, exigindo um rigoroso planejamento e cronograma de produção.

Para se ter ideia do desafio, a campanha foi aprovada pouco antes das festas de final de ano, e muitos profissionais já estavam de férias. O período era de chuvas incessantes, o que obrigou uma parte da produção do comercial a ser realizada no Sul do País.

Resultados

Uma pesquisa do Instituto GFK Indicator mostrou que a campanha atingiu índices de lembrança acima dos parâmetros tradicionais e superaram as expectativas.

O estudo apontou que 79% das pessoas que viram a campanha declararam ter a intenção de comprar um veículo Toyota.

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